top of page
Buscar

Para quê serve uma análise?

  • Foto do escritor: anitareginapsi
    anitareginapsi
  • 16 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Algumas vezes me perguntam: "mas pra quê serve uma análise?"


E, tentando responder a essa pergunta de um jeito simples, mas não simplista, acho que podemos pensar que uma análise serve, entre outras coisas, para construir um lugar minimamente confortável para habitar dentro de si.


Uma análise serve para retomar o processo de subjetivação. Para se apropriar de si mesma. Numa análise, a pessoa, o sujeito, conta a si mesma a história do que lhe aconteceu. Pode ser que carregue nas tintas de alguns eventos, de algumas pessoas, esqueça o colorido de outras. A pessoa conta o que já pode ser contato, conta sobre o que já pode ser falado daquilo que foi traumático.


Mas isso não significa dizer que essa pessoa saiba exatamente o que lhe aconteceu de traumático: porque muitas vezes esse evento traumático se tornou inconsciente, e o que aparece é essa memória sem lembranças do evento traumático, que se transfere e se desloca para a vida atual, e vai se apresentar num sintoma, numa repetição na vida daquela pessoa.


Meu papel enquanto analista é o de acolher essas falas, essa narrativa que vai se construindo, e através do pensamento clínico tentar traduzir essa experiência subjetiva. E portanto, esse espaço de análise precisa considerar a pessoa na sua singularidade e no seu contexto de história de vida. Precisa ser de acolhimento, não de encolhimento.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Cura em Psicanálise

Dentro da psicanálise, cura e patologia, ganham uma conotação bem singular. Todo conteúdo inconscientizado de alguma maneira ‘conversa’...

 
 
 

Comentários


bottom of page