Sobre
Olá, meu nome é Anita, sou psicanalista clínica formada pela EPC, e em constante formação, pois a psicanálise demanda uma formação contínua.
A minha história com a psicanálise começou há quase vinte anos, na experiência com minha análise pessoal.
Sempre fui muito curiosa e interessada nas coisas humanas e minha formação, antes da formação em Psicanálise, se deu pela Filosofia Clínica e Filosofia.
​
Nesse trajeto venho compreendendo a psicanálise como experiência e vivência do relacionar-se - consigo e com ‘outros - percebendo, primeiramente, em mim mesma os efeitos decorrentes desse processo que se dá através da fala livre e da escuta que acolhe. Com isso fui me interessando cada vez mais em conhecer a teoria, a técnica, a práxis, até que dando destino a um desejo presente desde sempre, entrei em uma escola especializada de psicanálise e iniciei formalmente esse percurso de tornar-me psicanalista.
​
Uma das premissas éticas de sustentação da psicanálise na clínica é cumprimento do que chamamos tripé psicanalítico: estudo da teoria, análise pessoal e supervisão. E é por esse cuidado que o percurso formal concluído só me motivou a continuar estudando e aprendendo, seja sozinha nas minhas tantas leituras, seja em grupo com meus pares. A escuta na clínica me demanda entendimentos teóricos, mas também me demanda entendimentos do meu próprio ser. E que pra que eu possa escutar cada vez mais e melhor, com mais nuances e mais sensibilidade, sigo nessa busca constante de refinamento desse trabalho tão artesanal.
​
​
​
​